Tudo sobre eventos: o que você precisa para fazer o seu
Realizar eventos é uma das mais importantes e eficientes estratégias de marketing que existem, muito usada por empresas dos mais diversos ramos.
É também um desafio para a equipe de marketing que tem a missão de organizá-lo. Mas, se bem planejado e executado, eventos podem ser como um divisor de águas para uma empresa.
Neste post vamos abordar tudo o que você precisa saber antes de começar a planejar eventos:
- Por que organizar eventos?
- Que objetivos podem ser atingidos com eventos?
- Como planejar eventos?
- Como definir a programação de eventos?
- A importância do orçamento
Por que organizar eventos?
Eventos atraem a atenção de clientes, potenciais clientes e fornecedores e fazem com que a sua empresa seja lembrada e comentada, o que é extremamente importante em um mercado competitivo.
Dependendo do seu objetivo, um evento pode ser a melhor forma de alcançá-lo. Se você quiser lançar um produto novo causando burburinho nas redes sociais, por exemplo, um ótimo jeito de fazer isso é organizar um evento com a presença de influenciadores digitais.
Se quiser ganhar relevância sobre um determinado tema, organizar uma palestra ou seminário com nomes de destaque na área pode ser uma boa ideia.
Organizar um evento é, portanto, uma eficiente estratégia de marketing!
Que objetivos podem ser atingidos com eventos?
Um evento é uma ótima maneira de comprovar a autoridade da sua marca, ganhar visibilidade e se tornar uma referência no mercado. É também uma ótima solução para lançar um novo produto, reposicionar a marca ou simplesmente comemorar o aniversário da empresa.
Os resultados podem ser muitos, mas saiba que eles só serão atingidos se você tiver clareza dos seus objetivos e realizar um bom planejamento.
Como planejar eventos?
Um bom planejamento é essencial para quem pretende realizar eventos de sucesso. Você vai lidar com uma quantidade enorme de pessoas, prazos e fornecedores. Então o melhor a fazer é se organizar logo no início.
Entre as etapas mais importantes da fase de planejamento estão a definição dos objetivos e do formato do evento, a criação de uma estratégia de comunicação visual, a escolha dos fornecedores e a elaboração de um cronograma.
Neste post aqui você pode saber mais sobre cada uma dessas etapas.
Como definir a programação de eventos?
A programação do evento deve ser dinâmica, atrativa e interessante. É isso que vai garantir o interesse dos convidados pelo mesmo – e uma longa lista de presenças confirmadas!
Ela também precisa estar de acordo com o seu objetivo e com o formato do evento. Por exemplo, um seminário sobre novos tratamentos para o diabetes precisa ter nomes relevantes da área médica e farmacêutica.
Já a apresentação de uma nova série de um canal de streaming deve ter uma entrevista coletiva com os diretores e o elenco do programa.
E por mais sério que seja o evento é interessante deixar momentos para os convidados relaxarem, como um coffee break. A última coisa que você quer é que o seu convidado vá embora cansado ou entediado, certo?
A importância do orçamento
Estabeleça um limite de gastos antes de começar a execução do seu evento e faça todo o possível para não ultrapassá-lo. O melhor é até trabalhar com alguma folga, para o caso de imprevistos.
Ademais, lembre-se: um evento não precisa ser caríssimo. Se a verba estiver curta, vale fazer um brainstorm com a equipe para pensar em soluções criativas e econômicas que vão encantar os convidados.
A THE LED oferece a solução completa para concretizar a sua ideia. Fale conosco clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Leia também este outro! Compartilhe e fique de olho nas atualizações do nosso blog!
POSTS RELACIONADOS
-
RETAIL MEDIA IN-STORE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
-
COMO CRIAR UM ESTANDE DE EVENTO: DICAS ESSENCIAIS PARA SE DESTACAR E ATRAIR MAIS VISITANTES
-
VANTAGENS DOS DISPLAYS DE LED NO CIRCUITO DE MÍDIA EM EVENTOS