Tudo o que você precisa saber sobre publicidade offline
A publicidade offline e o marketing passaram por uma grande transformação nos últimos anos. Com a internet, surgiram novas formas de propaganda e quem trabalha na área teve e tem que se atualizar rapidamente e continuamente.
O resultado é que hoje as empresas têm muito mais meios para divulgar seus produtos e serviços do que tinham há 30 anos – o que é ótimo!
Mas verdade seja dita: a publicidade offline ainda é uma das que mais impactam os consumidores. Nesse post vamos falar de tudo o que você precisa saber sobre este tipo de publicidade:
- O que é publicidade offline?
- Por que a publicidade offline é importante?
- Como fazer uma publicidade offline de sucesso?
- Quais são as formas mais inovadoras de publicidade offline?
- A hora e a vez do Omnichannel como publicidade offline
O que é a publicidade offline?
Resumidamente, podemos dizer que a publicidade offline é toda comunicação feita fora da internet. Televisão, rádio, outdoors, jornais e revistas, brindes, telemarketing, mala direta e flyers são algumas das ferramentas e meios mais tradicionais.
Mesmo os heavy users da internet são impactados pela publicidade. Quem nunca folheou uma revista em uma sala de espera de um médico? E quem nunca prestou atenção num anúncio em um ponto de ônibus? Quantas horas passamos na frente da TV ou ouvindo rádio?
Por que a publicidade offline é importante?
Pesquisas indicam que as pessoas estão mais acostumadas à publicidade offline que é a tradicional, e por isso não se incomodam com os anúncios.
Já na internet muitas vezes o usuário fica incomodado com a quantidade de banners, pop-ups e outros formatos que podem aparecer.
Além disso, embora a internet não pare de crescer, nem tudo pode ser resolvido com um celular ou computador. Muitas vezes as pessoas ainda precisam e querem ir ao PDV como: uma farmácia, pegar um táxi ou ir à academia. Nessas oportunidades a publicidade offline mostra todo o seu poder.
Portanto, a publicidade offline ainda é muito forte e extremamente importante para o crescimento de um negócio. Prova disso é que mesmo grandes empresas digitais, como o Google, destinam parte de suas verbas de marketing para campanhas com anúncios em mídias chamadas tradicionais.
Como fazer uma publicidade offline de sucesso?
Por que uma campanha de carros esportivos é tão diferente de uma campanha de cosméticos veganos? Porque elas querem vender produtos diferentes para consumidores diferentes ou ainda momentos de interesse diferentes para o mesmo consumidor.
Os dois pontos básicos para que uma campanha publicitária tenha sucesso são identificar o seu público-alvo, seu comportamento de consumo, e ter clareza sobre a sua meta. Fidelizar os clientes, aumentar as conversões ou divulgar um novo produto são alguns objetivos que você pode atingir com uma boa publicidade offline.
Por isso, dados como faixa etária, gênero, localização geográfica e condição socioeconômica são essenciais para definir os melhores meios para se comunicar com o seu público. Uma pesquisa de perfil de consumidor pode ser muito útil nessa etapa do processo.
Com essas duas decisões tomadas – objetivo e público-alvo -, você poderá decidir a linguagem, o formato, o meio e o tom da sua publicidade, além de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Isso também é importante para mensurar os resultados da campanha.
Quando você tiver o objetivo e o público-alvo em mente, procure uma agência de publicidade para ajudar na concepção da publicidade offline.
Quais são as formas mais inovadoras de publicidade offline?
Uma das formas mais inovadoras e dinâmicas de fazer publicidade offline é a Comunicação Visual para o PDV que está se transformando em digital signage. Talvez o nome não lhe soe familiar, mas certamente você já viu soluções de comunicação visual que usam essa tecnologia: uma ou mais telas conectadas gerenciadas por uma central remota.
Elas exibem conteúdos dinâmicos e vídeos pré-determinados. A frequência com que cada conteúdo é exibido é programada previamente. Neste post (http://blog.theled.com.br/comunicacao-visual/como-vender-mais-digital-signage-o-que-e/), nós explicamos com mais detalhes como funciona a tecnologia.
O bacana aqui é que é possível chamar a atenção do consumidor enquanto ele executa atividades do cotidiano, como esperar um ônibus ou passear no shopping.
Os painéis de LED são perfeitos para o uso no Digital Signage, pois têm flexibilidade de formatos e tamanhos e podem ser instalados tanto em ambientes externos como internos, já que funcionam bem mesmo em locais muito iluminados.
A hora e a vez do Omnichannel
O Omnichannel é uma das maiores tendências no mundo do marketing e do varejo. Ele se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, fazendo com que o consumidor não perceba a diferença entre o online e offline.
Muitas empresas que nasceram virtuais acabaram migrando para o mundo físico para atender a uma necessidade dos consumidores de ir a uma loja, a um ponto de venda. Assim, clientes podem comprar um produto pela internet e trocá-lo em uma loja física, por exemplo.
E o mesmo conceito deve se-aplicar à publicidade offline, propondo estratégias alinhadas para todos os canais. Portanto, o ideal é pensar em campanhas para o online e divulgação offline que conversem entre si, satisfazendo um cliente acostumado a transitar entre esses dois mundos.
A THE LED pode ajudar com a divulgação offline
Se você quer investir em uma divulgação offline, a THE LED pode te ajudar. A empresa é uma das maiores e mais criativas do setor e oferece soluções em comunicação visual digital para seu negócio, com desenvolvimento do projeto, instalação de painéis de LED e monitores, garantia e plano de manutenção, criação de conteúdo para as telas e gerenciamento remoto online e divulgação offline das comunicações veiculadas.. Além de soluções de interatividade e autoatendimento sob medida para seu negócio.
Então concluímos aqui, que para o sucesso do seu negócio, você não pode abrir mão de uma estrategia de utilização de publicidade offline para divulgar seus produtos e serviços e que sua loja é também um meio de divulgação offline que pode ser, com uso de produtos e soluções tecnológicas, um meio que irá potencializar a publicidade offline e fazer sua empresa vender mais.
Aumente a sua base de cliente e multiplique os seus lucros com o divulgação offline. Nós queremos fazer o seu negócio crescer!
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