O ano de 2022 já reflete a transformação dos hábitos de consumo e a forma de comprar do shopper em supermercados. Os consumidores querem mais facilidades, mais tecnologia e mais experiência.
Neste artigo, vamos esclarecer estas dúvidas e tratar dos seguintes pontos:
- Formas de impactar os consumidores de maneira positiva com uma boa estratégia de merchandising para supermercados;
- Como apresentar o que há de melhor nas prateleiras usando comunicação visual para supermercados;
- Formas de oferecer aos clientes uma experiência diferenciada e agradável;
- Quais são as ferramentas comunicação visual para supermercados?
Como impactar os consumidores de maneira positiva com uma boa estratégia de merchandising para supermercados
O consumidor não quer mais encontrar apenas uma loja cheia de produtos dispostos em prateleiras, em um ambiente sem charme. Ele quer inovação, tecnologia, clareza de valores, além, é claro, de bons preços e uma excelente relação custo-benefício.
Além disso, a comunicação visual para supermercados é uma aliada tanto para impactar positivamente consumidor rotineiro ou novos. O Supermercado não deve ser apenas o local onde os consumidores vão para comprar arroz, feijão, carne e artigos de higiene pessoal. Os espaços precisam ser mais dinâmicos e eficientes, proporcionando uma experiência de compra diferente e prazerosa. Usando as ferramentas certas o varejista dá a oportunidade para as indústrias se comunicarem melhor com o consumir. Quanto mais a comunicação visual estiver dinâmica maior será o resultado em vendas.
O segredo está na comunicação visual
Para supermercados é a digitalização do PDV, neste sentindo painéis de LED são o que há de mais interessante quando se fala em merchandising para supermercados.
Vamos começar pela vitrine. Uma pesquisa feita pelo Sebrae revelou que uma vitrine é uma opção de merchandising para supermercados que pode ampliar as vendas de um estabelecimento comercial em até 40%. Fugir do óbvio, portanto, é essencial. É verdade que não são todos os supermercados que dispõem de vitrines, mas os que têm esse instrumento precisam utilizá-lo da melhor maneira possível. Para merchandising para supermercados um painel de LED já na entrada da loja, totens digitais, ou autoatendimento por exemplo, são recursos capazes de chamar a atenção e atrair muitos consumidores.
Apresente o que há de melhor nas prateleiras usando comunicação visual para supermercados
Um dos pontos mais importantes do merchandising para supermercados é dar destaque para o que está nas gôndolas e prateleiras. Não basta ter os itens organizados e precificados, é preciso usar estratégias comunicação visual para supermercados para chamar atenção dos clientes e convidá-los a conhecer novos produtos. Uma das possibilidades do merchandising para supermercados é vender espaço nas gôndolas para a indústria, para que ela faça publicidade de itens do seu portfólio por meio de recursos em LED.
Investir em comunicação visual para supermercados é uma via de mão dupla: pode gerar mais lucros tanto para o varejista como para a indústria, já que um produto exposto com uma comunicação visual para supermercado bem trabalhada certamente terá uma conversão em vendas muito maior do que um item que fica na prateleira sem destaque algum.
Ofereça aos clientes uma experiência diferenciada e agradável.
Também é possível investir em comunicação visual para supermercados utilizando soluções interativas dentro da loja. Um bom exemplo é uso da gameficação em painéis interativos com sensores que detectam o movimento de uma pessoa diante deles. Além disso, o mecanismo permite a realização de ações personalizadas, mostrando conteúdos distintos, pelos quais o consumidor poderá escolher e navegar, por meio da tecnologia “touch screen”. É um convite ao consumidor para interagir e se informar sobre os produtos disponíveis no ponto de venda. Esta solução ainda não é amplamente usada em supermercados, por isso o varejista que adotá-la sairá na frente de seus concorrentes.
Por fim, é importante investir em totens digitais e no autoatendimento, que agrada principalmente aos consumidores mais jovens. Os totem digitais e o autoatendimento evitam que os estabelecimentos percam uma venda por conta de filas e ainda geram economia de mão de obra para o empresário. Uma pesquisa da empresa de pagamentos holandesa Adyen, conduzida pela 451 Research, revelou que 75% dos “spendsetters” (consumidores jovens que ditam as tendências de compra) comprariam mais em lojas físicas se não houvesse filas.
Essas são algumas soluções de comunicação visual capazes de impulsionar as vendas dos supermercados. Em momentos de crise, é preciso mais do que nunca investir em marketing e inovação, consolidando a presença do seu negócio. Proporcione uma incomparável experiência de compra para o seu cliente e garanta não apenas as vendas, mas também o reconhecimento como uma empresa que caminha lado a lado dos consumidores.
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Então se quer ter uma boa comunicação com público, você já sabe. Tudo deve ser pensado bem pensado, do logotipo à comunicação visual no seu ponto de venda. Venda mais com uma boa comunicação.
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